Levantamento do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em parceria com o IBGE, mostra que proprietários de pequenos negócios no Brasil estão mais conscientes sobre a necessidade de adotar ações ligadas à sustentabilidade em seus empreendimentos. Das micro e pequenas empresas participantes, 74% implementaram o controle do consumo de energia. Já o uso de energia solar é adotado por 14% dos negócios.
Os dados registrados pela Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios revelam ainda que existe uma preocupação das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) também com outros aspectos da sustentabilidade, como o controle no consumo da água, observado por 65% das empresas, na gestão do consumo de papel, praticada por 62%, e na separação para a coleta seletiva de lixo, implementada em 55% delas.
Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, esses números confirmam a preocupação que entrou definitivamente no dia a dia da gestão dos pequenos negócios. “Seja pela pressão dos consumidores, que estão cada vez mais atentos às práticas ambientais e sociais das empresas, seja pela necessidade de reduzir os custos de operação, a sustentabilidade se impõe agora como uma das principais missões de quem empreende”, comenta.
Apesar dos avanços, o estudo demonstra que as pequenas empresas precisam amadurecer outras práticas sustentáveis relevantes. O aproveitamento da água da chuva, por exemplo, é feito por apenas 9% das companhias.
Fonte: Portal Exame