Como a tecnologia tem ajudado no crescimento das Pequenas e Médias Empresas (PMEs)

Muitos empreendedores têm vivenciado a contribuição da tecnologia para uma gestão empresarial eficiente. Diante de um cenário bastante competitivo, sobrevive quem apresenta diferenciais e sabe se adaptar às mudanças no menor tempo possível. De acordo com dados de uma pesquisa realizada pela agência de comunicação Edelman em parceria com a Microsoft Brasil, 42% das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) brasileiras apostaram na adoção de novas tecnologias desde o início da pandemia até meados de 2021. Para 83% dos entrevistados, essas tecnologias guiaram o caminho rumo à recuperação econômica.

Em outra pesquisa, também da Microsoft, foi constatado que as PMEs com maior investimento em tecnologia no Brasil registraram aumento de 16% em suas receitas anuais e geraram empregos até 11% mais rápido em comparação com empresas que realizaram investimentos menores na área. Dados divulgados pelo Sebrae apontaram que a inovação foi o caminho encontrado por muitos empreendedores para manter a saúde financeira da empresa em tempos de pandemia, 41,9% passaram a trabalhar apenas com entregas ou online e 21,6% adotaram o home office.

Ou seja, a transformação digital continua sendo fundamental para a sobrevivência das pequenas e médias empresas do país, seja para aplicação de novos processos, reformulação de infraestrutura, redução de custos, formas de atuação ou contato com os clientes, colaboradores e fornecedores. E, para isso, é preciso investir em tecnologia, já que ela deixou de ser apenas uma ferramenta para ajudar as empresas, e se tornou peça fundamental.

Fonte: Portal Olhar Digital