7 dicas para ter um fluxo de caixa saudável na sua empresa

Todo mundo que tem um negócio, seja ele pequeno, médio ou grande, precisa ter um bom controle de fluxo de caixa para conseguir manter as coisas funcionando bem. Afinal de contas, toda tomada de decisão precisa considerar a quantidade de capital que a empresa tem disponível.

Um fluxo de caixa saudável permite que uma empresa invista mais, explore novos horizontes e arrisque novas estratégias. Um fluxo de caixa sem controle e mal monitorado, não permite nenhuma dessas opções.

Além disso, para determinar qual é o valuation do seu negócio, ou seja, entender quanto o seu negócio vale realmente, é necessário saber como anda a situação do seu fluxo de caixa. Basicamente, sem um fluxo de caixa saudável não é possível ter controle sobre a situação financeira da empresa, o que é um grande problema tanto no curto prazo quanto, principalmente, no longo prazo. Confira 7 dicas para que sua empresa tenha um fluxo de caixa saudável.

– Mantenha um registro de todas as movimentações

Toda saída ou entrada no seu caixa deve sempre ser registrada, mesmo que seja um valor pequeno, pois é exatamente para isso que um fluxo de caixa serve. Portanto, antes que você decida fazer qualquer outra coisa a respeito do seu caixa, tenha certeza que está mantendo um registro de tudo.

– Acompanhe o fluxo diário do seu caixa

Não basta apenas manter um registro de todas as movimentações de caixa. Também é necessário acompanhar o fluxo do caixa diariamente, para que não ocorra nenhum imprevisto, e você consiga consertar qualquer tipo de erro antes que eles sejam irreversíveis.

– Use o sistema de fluxo de caixa projetado

Fluxo de caixa projetado é essencial para manter tudo funcionando bem. Este sistema trata-se de fazer um registro, e controle, sobre os valores fixos que entram e saem do caixa, bem como os valores flexíveis. Com esse controle é possível se preparar para o que pode vir no futuro, como possíveis sociedades, investimentos e, até mesmo, gastos e despesas inconvenientes que podem aparecer quando menos se espera.

– Implemente uma margem de crédito padrão

É um fato que as compras no crédito facilitam muito a vida dos consumidores, pois concedem muito mais poder de compra a eles e, consequentemente, gera mais receita para o seu negócio. Contudo, é preciso implementar um padrão de crédito para seus clientes, para que não sejam realizadas apenas compras no crédito, pois isso pode comprometer o fluxo de caixa da sua empresa, atrapalhando, até mesmo, o seu controle sobre ele.

– Faça controle de estoque

O controle de estoque também é necessário para manter um fluxo de caixa saudável na sua empresa, visto que suas vendas dependem dele. Isso quer dizer que, ao mesmo tempo que um estoque muito amplo pode impedir vendas, um estoque muito amplo significa que você possui capital parado, e isso não é bom.

Sendo assim, é preciso que você saiba como manter o seu estoque funcionando bem, analisando as vendas dos produtos que mais saem, a demanda do mercado e tudo mais que pode influenciar de forma direta o seu estoque de produtos. Fazer relatórios e planilhas pode ser uma boa forma de controlar o seu estoque, principalmente se você investir em qual sistema otimizado que faça os cálculos por você.

– Certifique-se de ter um bom capital de giro

Ter uma reserva financeira é obrigação de todo gestor, pois é ela que permite que a empresa continue operando mesmo em tempos de crise. O capital de giro serve exatamente para isso: garantir que a sua empresa se mantenha de portas abertas mesmo quando as vendas não estiverem muito boas. Caso você já tenha um capital de giro mas ele esteja baixo, é a hora de criar estratégias para aumentá-lo. Talvez, essa baixa no seu capital de giro seja decorrente de um mau acompanhamento de fluxo de caixa.

– Use um software de gestão empresarial

Por fim, para que você consiga manter um fluxo de caixa realmente saudável, procure investir em um software de gestão empresarial. Por mais que planilhas sejam úteis, um sistema torna tudo mais prático, o que permite que você tenha tempo para focar em outras áreas da empresa. Apenas se certifique de encontrar um software que seja realmente seguro, e que atenda a todas as necessidades da sua empresa. Se você fizer isso, sem dúvidas será capaz de manter um bom fluxo de caixa, e estará preparado tanto para investir, quanto para inconvenientes que possam surgir.

Fonte: Portal Atualizei