Oito dicas para fazer uma gestão de cobranças eficiente e reduzir a inadimplência da sua empresa

Inadimplência é o não pagamento de uma conta ou dívida. E para evitar este problema, as empresas precisam acompanhar bem de perto os pagamentos de seus clientes, afinal, essa situação prejudica e muito a saúde financeira de qualquer negócio.

Entenda o que é Gestão de Cobrança

Como o próprio nome já diz, gestão de cobrança é a administração das faturas em aberto que seus clientes têm com a sua empresa. Este controle é importante tanto para conseguir provisionar corretamente o faturamento que está para entrar no caixa, quanto evitar a inadimplência ou impedir uma gestão em duplicidade.

Com essa organização, é possível ter uma melhor visibilidade e controle sobre:

– Clientes com pagamentos pendentes;

– Clientes com faturas em aberto, mas dentro do prazo de vencimento;

– Clientes que não compram há algum tempo.

Olhando para o fluxo de caixa, o gerenciamento de cobrança possibilita maior controle da situação econômica das empresas e é significativamente melhorado, já que os pagamentos são recebidos. Esse dinheiro tem grande utilidade como capital de giro, permitindo o custeio das despesas e a aquisição dos recursos gerais necessários ao funcionamento, além de cumprir com os compromissos financeiros da empresa.

Assim, confira oito dicas importantes para montar e seguir com uma gestão eficiente.

1 – Tenha uma régua de cobrança. Ou seja, um fluxo de comunicações ao cliente até a quitação do débito para lembrá-lo das datas de vencimento.

2 – Mantenha a base atualizada. Certifique-se de que o e-mail, número de telefone e endereço estejam sempre em dia. É importante também ter o nome correto do destinatário.

3 – Personalize a mensagem. Evite frases clichês ou robotizadas. Individualize as mensagens de acordo com o perfil de cada cliente.

4 – Utilize automação. Ferramentas de automação ajudam na gestão de cobrança sem cobrar caro por isso.

5 – Defina juros e multas. Como forma de incentivo, se possível, defina uma porcentagem de desconto caso ele pague antecipadamente. Da mesma forma, você pode pré-estabelecer uma taxa de juro e multa para cada dia de atraso.

6 – Respeite seu cliente. Entender sua necessidade e até oferecer alternativas para ajudá-lo a realizar o pagamento do boleto é importante. Jamais seja grosseiro ou abusivo.

7 – Use um tom de lembrete. Para ter sucesso na hora de fazer cobranças, a mensagem precisa ter um tom de lembretes de vencimento.

8 – Não faça exposição do seu cliente. Cuidado com a exposição de clientes inadimplentes, principalmente em redes sociais. Você evita o desconforto e até mesmo problemas judiciais, já que ele pode entrar com uma ação por difamação contra sua empresa.

Fonte: Portal  G+