Brasileiro deve mudar pensamento sobre dinheiro, afirma jovem educadora financeira

A jovem educadora financeira e influenciadora, Mirna Borges, falou, em evento realizado pelo banco BTG Pactual, recentemente, sobre as boas práticas e dicas especiais de como as pessoas devem cuidar do seu dinheiro e projetá-lo para realizar planos, objetivos e sonhos de curto, médio e longo prazo. A especialista destacou ainda que o dinheiro costuma ser tratado no Brasil como um tabu. “Tem muita gente que carrega crenças negativas em relação a dinheiro, como ‘dinheiro é sujo’, ‘dinheiro é raiz de todo mal’, ‘dinheiro não dá em árvore’, ‘só serve para pagar contas’, ‘todo rico é ganancioso’…”, e por aí vai.

Para ela, melhorar essa relação é fundamental para qualquer pessoa que queira se tornar um investidor. Ou seja, mudar o pensamento sobre dinheiro, gostar dele, para que a relação pessoa/dinheiro seja prazerosa. Outra questão essencial, conforme pontuou, deve ser construir uma reserva de emergência, o que quer dizer guardar uma quantia para futuros imprevistos, que podem, ou não, se concretizar. “Na pandemia, quem não criou uma reserva de emergência sentiu as consequências na pele”, comentou.

A partir disso, para a especialista, é hora de começar a planejar os seus sonhos de curto, médio e longo prazo. Nessa tarefa, Mirna indica que cada um conheça seu perfil, suas fases de vida, as capacidades da sua renda, para, então, definir objetivos específicos, planos detalhados e metas reais que permitam alcançar os seus sonhos. “Se você não juntou nada até hoje, agora é hora de começar. Com 50 reais, 100 reais, 5% do seu salário, ou 10%, não importa. Não tenha medo de começar. Procure conhecimentos, acompanhe um especialista com quem você se identifique, e tenha em mente que nada acontecerá ‘da noite para o dia’. Construir o seu patrimônio deve ser um processo prazeroso para você”, salientou.

Fonte: Portal Exame Invest